Hoje daremos sequência à série de posts destinadas a incentivar o raciocínio lógico sobre como aproveitar cada profissão no WoW, e desta vez entraremos no maravilhoso mundo da Engenharia! Mas TENHO CERTEZA meu caro amigo leitor que você deu aquela torcida de nariz agora só de pensar que existe a mais remota possibilidade de fazer gold com essa profissão 😛
Esse é um engano muito comum no geral, pois quando se fala em Engenharia no WoW as pessoas pensam logo em itens vinculados, que oferecem benefícios apenas para engenheiros, mas a verdade é que por ser tão subestimada, Engenharia é pra mim uma das profissões mais rentáveis no joguinho! Então, continuando a lógica do primeiro post da série sobre como ganhar gold no WoW com Alquimia, neste post pontuarei múltiplas possibilidades (muitas mesmo!) de como se ganhar gold com Engenharia!
Engenharia no WoW
Engenharia é conhecida inicialmente por criar coisas úteis, principalmente para os próprios engenheiros, mas efetivamente não confiáveis 😀 É comum se ter Engenharia como profissão e ter um encantamento como o a Aceleração Nitrosa ou o Planador Goblínico no equipamento. Além disso, atualmente engenharia é a única profissão que oferece a possibilidade de se criar itens de azerita, o que pode ser muito bom principalmente para alts e, dependendo da classe, eles oferecem ótimas opções de traits.
A primeira vez que tive engenharia em um personagem foi quando recém comecei a raidar em uma guilda 25m, e observei que a maioria dos players da raid eram engenheiros por causa dos encantamentos exclusivos de luva (saudades bônus de profissões), mas desde aquela época, a possibilidade de ganhar gold com engenharia era excelente, e comecei a descobrir ali mesmo, durante Mists of Pandaria, como poderia compensar a ausência da minha antiga profissão (joalheria) em termos de gold.
Fugindo do Óbvio
Pra muitos o óbvio é que não se dá pra ganhar gold com Engenharia. Algumas até arriscam com itens bastante comuns e procurados como o Kit de Planador Goblínico e essa pode sim ser uma boa aposta, porém normalmente o preço dos materiais acabam sendo mais caros que este item porque normalmente ele é criado ao nivelar Engenharia de Draenor. Vários jogadores que o colocam no leilão querem simplesmente se livrar do item, mas ainda assim SEMPRE há procura pra ele, especialmente por pessoas que ainda não tem voo desbloqueado.
Em termos de itens atuais, normalmente os mais procurados são as melhorias para armas de longo alcance, como a Munição Incendiária. Mas assim como os Frascos e Poções de Alquimia, existe muita disputa de pessoas colocando estes itens no leilão e o preço, infelizmente, sempre o abaixando como consequência.
Pra nossa sorte, engenharia é cheia de itens obscuros mas que sempre tem interesse no leilão. Confere comigo!
Ferramentas Úteis
Algumas das coisas que pessoalmente mais vendo em termos de itens criados com engenharia são as ferramentas. A maioria delas são úteis para todos os jogadores no geral e não apenas para engenheiros em si. O primeiro que mencionei foi o Kit de Planador Goblínico, que é muito procurado por aqueles que ainda não desbloquearam voo, ou no início de expansão que normalmente todo mundo não pode voar de forma alguma.
Alguns podem ser usados por qualquer jogador, outros podem ser utilizados tendo pelo menos 1 em Engenharia. Confira mais alguns exemplos:
- Canivete “Só-isso” Gnômico (Wrath of the Lich King): dispensa o uso de ferramentas específicas de profissão, incluindo tudo em uma só.
- Martelo Automático (Legion): permite reparar o equipamento por algum tempo.
- Bigorna Termal (Mists of Pandaria): habilita uma forja e bigorna.
- Extrator de Partículas Zapeacelera (Burning Crusade): permite capturar “nuvens” de gás elementais em continentes como Terralém e Nortúndria.
Reagentes
Não, meu caro aspirante a goblin, você não leu errado: existem inúmeros reagentes criados exclusivamente por engenharia e que são usados para múltiplos propósitos! Inicialmente a maioria deles é utilizado dentro da própria engenharia, mas analise comigo o seguinte mini conto, “Incidente do Estripador™”, que é baseado em fatos reais heheh:
“Quero fazer um Estripador Dimensional – Área 52 para chegar rapidão em Eternévoa. Hora que olho a receita a surpresa: tem tantos reagentes com nomes estranhos que eu não faço ideia de por onde começar a procurá-los. Minha sorte é que a maioria é criada por engenharia, então não deve ser difícil eu mesma criar essas coisas certo?” ERRADO.
Pra minha surpresa, criar o estripador foi uma tarefa chata e, na época que aprendi engenharia, eu não tinha tantas receitas e/ou teleportes úteis.
Veja bem, até aquele momento eu já tinha ido em vários alts pegar Barra de Adamantita, Barra de Ferrovil, Fogo Primevo e etc. Já tinha criado mais de um Punhado de Parafusos de Ferrovil, uma Estrutura de Adamantita e tava pronta pra finalmente criar O Bombaço, quando vi que para fazer um precisaria de Carcaça de Ferrovil, mais um Punhado de Parafusos de Ferrovil, além de ter que ir no alt que guarda os elementais e pegar mais Partícula de Fogo e Partícula de Terra para finalmente criar um pouco de Pó Explosivo Elemental. Então eu fui felizona pagar quase 15k por 2x O Bombaço. Não me arrependi de nada.
Daí quando finalmente fui caçar alguma Barra de Kório na Casa de Leilão pra criar meu Núcleo de Força de Kório não tinha nenhuma barra. Ao invés disso, encontrei o próprio Núcleo pronto, custando 4k. Comprei antes que nem ele estivesse no leilão mais.
Meu ponto com essa história sem fim é: engenharia tem muitas situações de “faz isso pra fazer isso e, finalmente, fazer isso”, e desde o Incidente do Estripador™ passei a observar que as pessoas estão super dispostas a pagar pela conveniência de não ir atrás de um determinado material criado por profissão, assim como os materiais de coleta!
Então por mais bobo que pareça criar reagentes para vender para outros engenheiros, não subestime a possibilidade. Muitos jogadores compram esses itens por praticidade, falta de informação ou simplesmente não querem criar um item específico e não ter a dor de cabeça extra. Confira alguns exemplos:
- Reagentes de Clássico: Fiação com Fusível, Giroscronatom
- Reagentes de Burning Crusade: Estabilizador de Açovil, Detonadores Gelados
- Reagentes de Wrath of the Lich King: Capacitor Sobrecarregado, Punhado de Parafusos de Cobalto
- Reagentes de Cataclysm: Éter Eletrizado, Punhado de Parafusos de Obsídio
- Reagentes de Mists of Pandaria: Pólvora Altamente Explosiva, Setas de Ferro Fantasma
Montarias
Engenharia é a profissão que tem mais montarias criáveis no jogo, sejam elas exclusivas para uso de engenheiros ou demais profissões. Existem um total de 7 montarias criadas por engenheiros e mais uma criada por uma peça feita de engenharia e outra de ferraria. Confira:
- Burning Crusade: Máquina Voadora e Máquina Voadora Turbocarregada. Ambas podem ser criadas e usadas apenas por engenheiros, porém contam na soma total de mounts de qualquer personagem.
- Wrath of the Lich King: Mecanotoca (Horda) e Motoca do Mecangenheiro (Aliança). Podem ser usadas por qualquer personagem de acordo com a facção, porém ao aprender uma a contraparte da facção oposta também é aprendida.
- Mists of Pandaria: Foguete de Kipário Esgotado (Engenharia Goblin) e Giramundo Geossíncrono (Engenharia Gnômica). Pode ser usada por todos os personagens, porém cada uma é criada por uma especialização de engenharia; Golem Celeste pode ser criada por todos os engenheiros, porém leva um total de 30 dias para ser criada.
- Battle for Azeroth: Barão Mecanoide 2.0 pode ser usada por qualquer personagem, porém depende de muitos materiais exclusivamente obtidos na masmorra Megamina!!! Além disso engenheiros também podem criar o Motor Envenenado, componente necessário para criar a Xirofômpila TCM.
Todas as montarias utilizam, em muita quantidade, diversos reagentes criados por engenharia, portanto mesmo não podendo criar alguma específica (seja por não ter uma receita ou a especialização adequada) é possível vender os reagentes para outras pessoas que criam estas montarias.
Todas elas tem procura constante na Casa de Leilão e tem os mais variados preços, até mesmo as usadas apenas por engenheiros: vários jogadores aprendem engenharia em algum alt apenas para aprender as montarias exclusivas e contar na lista de montarias de conquistas como Montes de montarias.
Mascotes
Assim como as montarias, engenharia é a profissão que pode criar o maior número de mascotes utilizáveis do jogo. Algumas bem comuns, outras que requerem receitas bastante raras de se conseguir, porém todas com um ótimo potencial para venda.
- Clássico: Fumacinho, Esquilo Mecânico, Bombinha de Estimação, Sapo Realista e Yeti Mecânico Pacato.
- Cataclysm: Mascote Mecânico Desarmificado, Destruidor Pessoal de Mundos.
- Mists of Pandaria: Dragonete Mecânico Pandarênico, Pierre e Malandrobô.
- Warlords of Draenor: Javali de Gelo Mecânico Realista, Bicortante Mecânico e Escorpídeo Mecânico.
- Legion: Gatilho.
- Battle for Azeroth: Mecântula.
Transmogs
Muita gente gosta de dizer que transmog não vende “principalmente em servidores brasileiros”. A verdade é que transmog é algo que se vende bem, porém não tem um fator determinante de procura: as pessoas compram transmog quando dá na telha. Seja pra completar um conjunto, pra obter uma aparência pra uso imediato ou simplesmente para equipar aquele item durante o leveling, estes itens vendem.
Engenharia oferece múltiplas opções de transmogs únicos, especialmente os Óculos 💜. Existem múltiplas opções de cores e modelos, e as vezes algumas pessoas treinam engenharia apenas para aprender e utilizar suas aparências. Confira algumas opções:
- Escopeta de Combate Blindada: Arma para caçadores (Foto). Não é necessário engenharia para transmogrifar.
- Holóculos da Destruição: Cabeça de tecido, requer engenharia de Terralém para transmogrifar. Também é um dos meus óculos favoritos e parte do logo daqui do Cofre Etéreo 💜.
- Capacete das Profundezas: Muito procurado para transmog, esta cabeça requer engenharia de Clássico para transmogrifar.
- Disco de Força Reativa: Escudo de aparência único bastante procurado para transmog. Requer engenharia de clássico para transmogrifar.
- Destruidor de Kório Giroscópico: Arma para caçadores. Não é necessário engenharia para transmogrifar.
Brinquedos
Engenharia, na minha opinião, tem a coleção mais útil e legal de brinquedos de profissão no WoW. Entre itens de teleport e “utilitários”, existem diversas opções que podem ser criadas e colocadas no leilão pelo exato mesmo motivo dos transmogs: as vezes alguém quer a utilidade do item, mas não quer a dor de cabeça de ter que criá-lo. Outro motivo é aumentar a coleção: existem conquistas que recompensam mount e mascote por colecionar brinquedos, e os de engenharia contam sempre!
Confira nesta lista algumas opções não vinculadas e que podem ser vendidas para outros jogadores:
- Saque-o-rangue: seu eu pudesse, criaria um Culto do Saque-o-rangue de tão útil e amado esse item é. Ele saqueia a distância múltiplos PNJs. Pode ser usado por engenheiros a partir do nível 1.
- Saque-o-rangue de Findle: esta é a versão para não engenheiros do brinquedo acima, mas desde o fim de Warlords of Draenor só é possível utilizá-lo nas zonas de Draenor.
- Poço Gravitacional Gnômico: este brinquedo pode ser criado e utilizado apenas por engenheiros gnômicos, e pode ser usado para se lançar pra cima cada vez que é acionado. Parece inútil, mas é bem divertido 😛
- Gerador de Buraco de Minhoca: Nortúndria: Este buraco de minhoca abre um portal para cada uma das zonas de Nortúndria, em localizações fixas. Relatos de alguns engenheiros sortudos toparam com um Protodraco Perdido no Tempo ao usar o teleporte para Picos Tempestuosos 😮
- UAL-LI: Caixa de Correio portátil que uma vez aprendida, pode ser utilizada por qualquer personagem com engenharia de Nortúndria.
- Transportador Ultrasseguro: Estação do Tocha: um dos teleportes exclusivos para Engenheiros Gnômicos, te leva para a Montanhas da Lâmina Afiada em Terralém.,
Como melhorar ainda mais o ganho com Engenharia
A essência da Engenharia na minha opinião é a acessibilidade dos materiais: quase nula! Então o engenheiro que está disposto a ter um pouquinho mais de trabalho para correr atrás de alguns itens pode ter muita vantagem na hora de ganhar gold com essa profissão. Porém, pra aproveitar ao máximo siga as seguintes dicas:
Tenha acesso às duas Especializações de Engenharia
Ter dois engenheiros ajuda o jogador a cobrir as duas especializações de Engenharia: Gobliníca e Gnômica. Cada uma delas habilita itens únicos como algumas montarias mencionadas acima e alguns dos brinquedos. Normalmente Engenharia é uma das profissões que sempre repito nos meus personagens por causa da Fonte de Energia Peculiar de Jard, porém é necessário apenas que tenha uma de cada especialização. Se tiver 5 engenheiros, deixe um com especialização gnômica, outro com especialização goblínica e os demais não é necessário escolher nenhuma se preferir.
Escolher uma especialização é simples: basta alcançar o nível 200 de Engenharia de Clássico e iniciar uma missão nos treinadores de Engenharia em Orgrimmar e Ventobravo ou Altaforja.
- Para escolher Engenharia gnômica será preciso entregar 6x Tubo de Mitril, 1x Mira de Precisão e 2x Boneco-alvo Avançado.
- Para escolher Engenharia goblínica será preciso entregar 20x Bomba Grande de Ferro, 20x Dinamite Maciça e 5x Ovelha Explosiva.
Explore as opções, nivele e colecione o máximo de Receitas possíveis
Assim como em alquimia, ter uma lista boa de receitas de engenharia pode ser excelente. Não se limite apenas aos itens sugeridos no post, explore todas as opções não apenas de reagentes mas de itens possívelmente úteis, como por exemplo os itens necessários para escolher as especializações, itens necessários para completar missões não relacionadas à engenharia, como por exemplo algum item necessário para a missão da Câmera de Selfie, entre outras opções.
Pense sempre na conveniência
Não deixe de criar um item por parecer que ele não tenha tanto interesse ou pareça “caro demais pra alguém querer comprar”. Algumas das minhas vendas únicas mais altas foram de brinquedos exclusivos de engenheiros, e sempre mantenho meu estoque em dia para eles, bem como para o máximo de óculos de engenharia possível. Jogadores pagam pela conveniência de não ter que criar um item que demanda tempo e esforço, porém é possível lucrar – e muito – nesta situação.
Espero que o post desmistifique a lenda de que não é possível ganhar gold com engenharia. Há muita oportunidade para se ganhar gold com engenharia, e pessoalmente aproveito isso com cada uma das minhas engenheiras! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tópico não mencionada aqui, deixe um comentário!
Este é o segundo de diversos posts sobre como ganhar gold com cada profissão. O próximo artigo da série será sobre Encantamento, e esse será particularmente desafiador 😉
Bom fim de semana!
[…] Confira também os guias sobre como ganhar gold com Alquimia e como ganhar gold com Engenharia! […]